LaGPEU acompanha discussões sobre PEU das Vargens

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

O LaGPEU esteve presente, nos últimos meses, nas atividades articuladas pelo poder público e pela sociedade civil para discutir o Plano de Estruturação Urbana – PEU das Vargens (projeto LC 140/2015).

Através do pesquisador João Pedro Rocha, o LaGPEU participou das audiências públicas realizadas na Câmara dos Vereadores, no Colégio Vargem Grande e no Recreio Shopping a fim de discutir as propostas para os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e Recreio dos Bandeirantes.

O pesquisador, morador da região, também vem acompanhando as atividades articuladas pela sociedade civil. São elas:

  • O movimento de Articulação Plano Popular das Vargens (APP Vargens), que objetiva elaborar um Plano de Desenvolvimento Local em conjunto com pesquisadores, universidades, movimentos sociais e população tradicional, como previsto no Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro;
  • As atividades participativas e informativas coordenadas pela AMAVAG (Associação de Moradores e Amigos de Vargem Grande) e CCRV (Câmara Comunitária Recreio e Vargens).

No último dia 03 de Julho, o pesquisador colaborou na realização do evento “O PEU das Vargens que queremos”. O evento reuniu moradores da região na sede da AMAVAG, para iniciar o debate acerca do entendimento dos mesmos sobre a legislação proposta e o desejo dos moradores para o futuro da região. Este movimento visa ampliar a compreensão da população sobre a legislação, para que posteriormente esta possa contribuir com uma proposta alternativa para a região em que vive.

Os resultados preliminares do encontro demonstraram uma falta de compreensão geral da legislação proposta, mesmo após a realização das audiências públicas. Mas, por outro lado, um desejo claro da população em promover um projeto que resulte em desenvolvimento para a região, de acordo com as características locais, ressaltando aspectos ambientais, culturais e sociais.

Você já teve oportunidade de discutir o futuro que deseja para sua região? Compartilhe sua experiência.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *